Pesquisa mostra que cidades brasileiras gastam menos com educação
Da Redação SRZD, em 11/07/09
De acordo com o Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS) divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de 2002 a 2007, as prefeituras das cidades brasileiras reduziram suas dívidas e economizaram mais para pagá-las, porém gastaram menos em educação, saúde e cortaram investimentos.
O gasto médio de cada cidadão com as Câmaras Municipais passou de R$28,48 em 2002 para R$51,56 em 2007. De acordo com a pesquisa houve queda nas despesas com educação de 30,74% para 28,97%. Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, nos anos eleitorais o investimento é muito maior.
Diminuiu também o gasto das cidades com saúde e o percentual da população matriculada no ensino municipal. Porém as taxas de abandono escolar caíram mais de 3%. Calculado desde 2005, o IRFS é composto por 16 indicadores, divididos nos IRFS Fiscal, Gestão e Social.
Das capitais analisadas, apenas nove estão em situação considerada boa. São Paulo aparece dentro da lista em oitavo lugar e o Rio na nona posição. O município com melhor colocação do Brasil é São José do Hortêncio (RS).