Pesquisa traça perfil de turista

Da Panrotas, em 29/07/09

O Instituto Marca Brasil (IMB) promoveu, em março, o “Estudo Qualitativo sobre Comportamentos de Consumo e Experiências Memoráveis de Turistas”, uma pesquisa para identificar comportamentos de consumo de turistas brasileiros que viajam com frequência no período de um ano. “Ao diagnosticar perfis de consumo, o IMB tem produzido conhecimento e realizado uma série de iniciativas que servem de fonte estratégica para o planejamento de ações, o aprimoramento dos serviços, proporcionando às empresas a compreensão a respeito do mercado” disse o presidente do Instituto Marca Brasil, José Zuquim.

A pesquisa foi realizada com pessoas entre 35 e 50 anos, da classe social A ou B, com nível superior, que tenham viajado para fora do Estado de origem nos últimos seis meses. A análise faz parte do trabalho de diagnóstico dos projetos Rede de Cooperação Técnica para Roteirização e Economia da Experiência, do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae sob gestão do IMB.

Confira os principais resultados da pesquisa:

Amantes de Viagens ou Viajantes Compulsivos – A maior parte das pessoas ouvidas pela pesquisa identificou-se como amantes de viagens, ou seja, são pessoas que colocam a viagem como parte integrante de suas vidas e, muitas vezes, como prioridade em seus orçamentos.

Motivações para Viajar – As motivações para a escolha dos destinos são as mais diversas e estão relacionadas às personalidades, identidades e aos “comportamentos de turista”. Um elemento que também identifica uma parte considerável do grupo entrevistado é a valorização da tranquilidade em suas viagens. Esta é uma qualidade destacada por alguns participantes no que se refere ao longo tempo que gostam de ficar em cada destino e a maneira que gostam de desfrutar dos passeios.

Viajantes – As pessoas que demonstram ter um comportamento de viajante, fazem turismo para aprender e conhecer outras culturas; para “ampliar universos”, quando viajam para conhecer outros lugares; para “viver novas sensações”, quando provam uma gastronomia diferente. Também vêem na viagem um meio de investir em qualidade de vida, quando “relaxam” numa praia ou fazem um mergulho no mar junto aos golfinhos; ou quando dedicam “um tempo pra si”, ao buscarem o contato com a natureza ou o simples “tirar férias dos filhos”.

Família – Um elemento que aparece com destaque nos discursos do grupo pesquisado é a família. Seja pela presença ou ausência dos filhos na turnê, a família é sempre um elemento presente quando se trata de pensar uma nova viagem.

Experiências memoráveis – Um outro tipo de experiência presente nos relatos de turistas desta pesquisa são aquelas que permitem que os sujeitos sintam, provem, vivam momentos que aguçam seus sentidos e emoções. Momentos de misticismo, espiritualidade, retorno ao passado ou, até mesmo, de degustação de comidas exóticas proporcionam a estas pessoas outro aprendizado que é próprio do turismo: o auto-conhecimento.