Pesquisa da revista Forbes aponta Rio de Janeiro como a cidade mais feliz do mundo

Do Rio2016, cidade candidata:

Espírito de celebração dos cariocas é uma das motivações da candidatura Rio 2016

O Rio de Janeiro é a cidade mais feliz do mundo segundo pesquisa realizada pela revista econômica Forbes. Dez mil pessoas de 20 países foram entrevistadas para a elaboração do ranking, que teve Sydney (Austrália) em segundo lugar e Barcelona (Espanha), em terceiro. Ao divulgar o resultado, a Forbes destacou as paisagens cariocas e o clima festivo da população.

O espírito de celebração dos brasileiros e dos cariocas é uma das motivações da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Entre os pilares do projeto, está o comprometimento de oferecer uma experiência única para os participantes do maior evento esportivo do planeta, unindo o poder de transformação do esporte com o clima de festa da cidade.

A pesquisa foi organizada pelo instituto americano GFK Custon. Para o prefeito Eduardo Paes, o resultado é mais um reconhecimento da qualidade de vida da cidade. “O mundo descobriu o que nós já sabemos: o Rio é o melhor lugar pra viver e para trabalhar. A cidade é capaz de reunir, com perfeição, natureza, cultura e vida urbana. É um orgulho saber que a alegria dos cariocas ganha fama”, disse Paes.

Um dos organizadores da campanha, o consultor Simon Anholt a pesquisa reflete a reputação de lugares festivos das cidades do Mediterrâneo e da América Latina. “O Brasil é associado a bom humor, a um bom estilo de vida e ao carnaval. O carnaval é a imagem clássica que as pessoas têm do Rio, e é uma imagem de felicidade”, disse Anholt.

NOTA: Buenos Aires, a outra cidaede latino-americana da lista, ficou em 10º lugar. Trata-se, porém, de uma pesquisa de percepção. Segundo os pesquisadores, a pesquisa reforça a imagem dos países do Mediterrâneo e da América Latina como lugares festivos.