Poucas coincidências entre as notícias na mídia social e na mídia tradicional

Do Insônia Digital, por Elisa Araújo, em 27/05/10

São sempre ótimos os estudos do Pew Research Center, mas este parece ter sido feito por encomenda para abrir o Insônia Digital. New Media, Old Media é uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de notícias na mídia social em comparação com a mídia tradicional. As principais conclusões são que cada plataforma analisada – blogs, Twitter e YouTube – tem sua própria “personalidade” no que se refere ao consumo de notícias; e são poucas as coincidências de assuntos entre a mídia tradicional e a mídia social.

Nos blogs, é a emoção que comanda. Os blogueiros dão atenção a notícias relacionadas a direitos individuais ou de grupos, informações que provocam debates ideológicos, que tocam no nível pessoal, podem ser personalizadas e então compartilhadas.

No Twitter, a tecnologia é o principal assunto. A pesquisa diz ainda que o próprio Twitter é um tema que se destaca, enquanto que a política recebe muito menos atenção. O objetivo dos tuiteiros é passar rapidamente alguma coisa importante, mas fazer isso de maneira que faça sentido para a comunidade (seguidores).

No YouTube, o interesse dos usuários é demonstrado não em comentários, mas na seleção e compartilhamento dos vídeos. O mix de temas é mais internacional, já que não há a barreira da palavra – as imagens não têm barreiras. O que comanda no YouTube é o sentimento de “Ei, você precisa ver isso”, ou seja, a necessidade de compartilhar alguma coisa com forte apelo visual que conquistou o interesse e a curiosidade.

O Pew coletou informações ao longo de quase um ano e só encontrou uma coincidência – foi na semana de 15 a 19 de junho de 2009, quando as eleições iranianas foram o principal assunto nas três plataformas.

Comparados com a mídia tradicional, os blogs só compartilharam os mesmos assuntos principais em 13 das 49 semanas estudadas. No caso do YouTube, o numero cai para 8 semanas. E o Twitter só dividiu os mesmos temas com a mídia tradicional em 4 das 29 semanas em que teve seu conteúdo analisado.

A política, tema que é sempre destaque na TV a cabo e no rádio, encontra espaço nos blogs (17% dos links para matérias, numa semana típica, tratavam do governo ou de política) e no YouTube (21% dos principais assuntos jornalísticos eram sobre politica). Mas tudo muda no Twitter – matérias sobre tecnologia têm liderança inquestionável, representavam 43% dos principais assuntos. Na mídia tradicional, no mesmo período, corresponderam a apenas 1%.