Empresa de pesquisa Nielsen fará IPO de até US$1,75 bilhão
Da Reuters, em 03/06/10
NOVA YORK (Reuters) – A Nielsen, maior empresa de pesquisa sobre consumo e audiência de TV, pretende levantar até 1,75 bilhão de dólares através de uma Oferta Pública Inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos.
A Nielsen é conhecida, principalmente, pelas notas que a audiência dá a programas de televisão, que normalmente determinam se eles serão bem-sucedidos ou fracassarão.
Seus 10 maiores clientes, que respondem por cerca de 23 por cento dos negócios, incluem Coca-Cola, NBC Universal, Nestlé, News Corp., Procter & Gamble e Unilever.
A companhia foi comprada em 2006 por um grupo de seis empresas de private equity.
A Nielsen teve prejuízo líquido de 489 milhões de dólares em 2009, com receita de 4,8 bilhões de dólares. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) foi de 1,3 bilhão de dólares no ano passado.
O JPMorgan e o Morgan Stanley são os coordenadores-líderes do IPO da Nielsen.